32ª Tertúlia Nativista tem lista atualizada e artistas prejudicados acionam a Justiça; entenda

32ª Tertúlia Nativista tem lista atualizada e artistas prejudicados acionam a Justiça; entenda

Foto: Eduardo Ramos (Prefeitura/Divulgação)

A comunidade santa-mariense recebeu com surpresa a nova lista de músicas classificadas da 32ª Tertúlia Musical Nativista.Todas as composições que estavam selecionadas para a fase Geral e parte das classificadas na fase Local foram substituídas na listagem publicada na última segunda-feira (17). A revisão ocorreu após irregularidades na avaliação das músicas inscritas, quando dois, dos cinco avaliadores, atribuíram notas de 0,0 a 4,9 a diversas obras, descumprindo o acordo de dar notas entre 5,0 e 10. Em contrapartida, alguns dos artistas prejudicados buscam reverter a situação judicialmente. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Em entrevista à rádio CDN (93.5), o coordenador do concurso, Cássio Corbellini, deu mais detalhes do caso. Ele disse que os avaliadores que descumpriram o pactuado foram Cícero Fontoura e  Régis Reis. Eles apresentaram notas baixas, que em grande quantidade, resultaram em uma discrepância significativa nas planilhas e, segundo o município, violaram o princípio da impessoalidade da administração pública. 


– Não foi uma ou outra música, foram diversas músicas. Ficou uma desproporcionalidade, em que 12 a 15 músicas receberam nota 10, e mais de 60% notas inferiores a cinco. Isso ocasionou um desequilíbrio, uma disparidade, uma discrepância visível entre as notas. Com ou sem intenção, acabou manipulando o resultado da triagem da Tertúlia. As orientações sobre as notas está comprovada na troca de e-mails e na própria manifestação deles em manifestação de áudio por WhatsApp As orientações sobre as notas está comprovada – destalha Corbellini. 


Durante a entrevista, o coordenador questionado sobre o motivo das notas. À organização, os jurados justificaram que determinadas músicas não tinham qualidade suficiente para participar do festival. Apesar de conhecerem a regra definida em reunião, decidiram atribuir notas menores. Foi solicitado uma retificação das notas, ainda sim manteram suas posições. 


O Ministério Público do Estado solicitou esclarecimentos sobre a situação. 


Reação dos músicos 

Devido as alterações, pelo menos seis artistas já têm representação jurídica para contestar a situação. De acordo com o advogado do grupo, Ricardo Martins, a ação é para validar a primeira lista: 

– Entramos com uma “ação anulatória de ato administrativo”, pois a primeira listagem de composições é a listagem correta, em que todos os jurados participaram do julgamento e atribuíram suas notas às obras. 

Corbellini afirmou compreender a indignação de autores que haviam sido selecionados no primeiro resultado e foram excluídos após a revisão.O coordenador reforçou, porém, que a prefeitura não poderia manter um processo com irregularidades, sob pena de descumprir princípios legais, como impessoalidade, legalidade e razoabilidade. Ele reconheceu que é possível que alguns músicos judicializem o caso, o que considera legítimo.


NOVOS SELECIONADOS 

Veja como ficou depois da revisão. Somente três músicas permanecem na listagem (veja abaixo o destaque).

Confira a primeira lista divulgada aqui. 


FASE GERAL

  • Dá Voltas – Valsa – Leonardo Quadros / Guilherme Castilhos
  • Vertente, Água de Rio – Aire de Chacarera – Igor Mastroiano / Fábio Peralta
  • O Fantasma da Milonga – Milonga Progressiva – Mano Costa
  • Fiesta en las Alturas – Milonga/Candombe – Tasso Canaparro
  • Renascer Querência – Milonga – Caco Teixeira / Giuliano Lanes / Silvio Teixeira
  • La Vem a Comparsa – Rancheira – Márcio Oliveira / Evandro Silva / Márcio Correia
  • Maria – Aire de Chacarera – Cesar Gomes
  • E Deu Bochincho – Milonga – Roberto Huerta / Volmir Coelho
  • Pra Ser Luz – Canção – Marco Soares / Nelcy Vargas
  • Milongas de Toda Crina – Milonga – Mario Amaral
  • Escondida – Milonga – Rafael Miranda Machado / Luciano Fagundes
  • Muito Além da Visão – Chacarera – Jairo Martins / Carlos Omar V. Gomes / Emerson Martins

FASE LOCAL

  • Em Cada Cavalete – Milonga – Rafael Ovídeo / Pirisca Grecco / Pedro Ribas (estava na 1ª lista)
  • Quando Eu Choro Por Ti! – Canção – Paulo Ricardo Costa / Arison Martins
  • Esconderijo – Chamamé – Nandico Saldanha / Erick Corrêa
  • Depois do Apito do Trem – Chamamé – Salvador Lamberty / Pedro e Rodrigo Raskopf (estava na 1ª lista)
  • Ao Centro, Ao Sul – Compasso Taipero – Robson Thomas Ribeiro / João Vitor Cembranel
  • Raiz, Fruto e Semente – Chamamé – Luciano Rozalino / Alex Brondani / Gilson Parodes / Halber Lopes / Adams Cezar (estava na 1ª lista)
  • Herança Bendita – Chamamé – Alcides Henrique Zappe / Fábio Henrique Zappe
  • Santa Maria Canto em Prece – Valsa – Sergio Rosa
  • Evoluir – Chamamé – José Matos / Piero Ereno / Diogo Matos
  • O Cusco e a Carreta – Milonga – Gerson Goulart


Cronograma como prioridade 

Segundo Corbellini, repetir completamente a triagem com novos jurados inviabilizaria a realização do festival, por falta de prazo e risco de perda de aproximadamente R$ 220 mil de recursos do governo estadual:

– A Secretaria da Cultura precisava publicar o resultado que tava no cronograma, era o prazo. Pelo princípio da transparência, publicamos o resultado exatamente com as notas dos avaliadores. Tinham dois caminhos, fazer uma nova triagem com outros avaliadores ou então tomar essa medida. Nesse momento, pela questão de prazo, a medida mais adequada para poder realizar o festival foi essa. Feito isso, a Secretaria da Cultura procurou então se cercar de que elementos jurídicos. Posteriormente, durante esse processo, conversamos novamente com os avaliadores.


O regulamento 

O coordenador relembra que ​nunca havia sido necessário prever notas mínimas em edições anteriores. Agora, a prefeitura pretende incluir critérios mais rígidos no regulamento para evitar novos problemas.

Até então, a triagem das músicas é realizada individualmente e de forma online, sem que os jurados saibam quem são os autores das músicas.Cada avaliador recebe as obras e insere as notas em uma planilha. Elas são devolvidas à Secretaria de Cultura, que publica os resultados e as planilhas completas, permitindo que qualquer compositor consulte as avaliações.


A Tertúlia Musical Nativista é uma realização da prefeitura de Santa Maria, da Associação Tradicionalista Estância do Minuano e do CPF Piá do Sul. A produção executiva é da Plano Comunicação e Eventos, com patrocínio da Podal Distribuidora, Rede Super e Beltrame Materiais de Construção, além de financiamento do Pró-Cultura RS.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

DTG Poncho Verde, de Panambi, vence o Enart 2025; veja como ficaram as entidades da região Anterior

DTG Poncho Verde, de Panambi, vence o Enart 2025; veja como ficaram as entidades da região

Após anulação de avaliações, Tertúlia Musical Nativista divulga nova lista de músicas selecionadas Próximo

Após anulação de avaliações, Tertúlia Musical Nativista divulga nova lista de músicas selecionadas

Cultura